Você é louco por economia? Nem eu!

O que daria a união de um jornalista e um economista? Provavelmente um texto muito monótono sobre as expectativas para as bolsas de valores do mundo todo, certo? Na verdade, não. O resultado foi um livro que surpreendeu até os próprios autores depois de uma explosão em vendas no mundo todo: Freakonomics, de  Stephen J. Dubner e  Steven Levitt.

Não, você não precisa ser um fanático por economia nem um gênio com os números para entender do que estão falando (vide que sou uma professora da área de línguas e consegui compreender o livro). Aliás, como os próprios autores admitem, o livro pode parecer até bem abrangente sob certo ponto de vista. Portanto nada de se descabelar tentando entender as conclusões aparentemente absurdas que surgem ao longo da narrativa.

Por que então ler o livro? Digamos que, depois da leitura, você não olhará mais as estatísticas da mesma forma, nem acreditará cegamente no que dizem as autoridades. Aprenderá que avaliar os dados (e os dados certos) é o caminho correto para descobrir a verdade por trás das coisas.

Por exemplo, você sabia que a criminalidade nos Estados Unidos caiu drasticamente nos anos seguintes a 1995? Não, não foram as novas políticas de segurança nem apelos das autoridades. Foi, na verdade, a alteração de uma lei, 20 anos antes, que nada tinha a ver com segurança, que alterou o curso da história do país. Quer saber que lei foi? Leia!

Se isso também não te interessar, então leia apenas por boas risadas. O texto é simples, cheio de boas sacadas e conclusões inteligentes.

http://www.freakonomics.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s