Pedala, Robinho!

Você já imaginou ir de bicicleta para o trabalho ou para a escola? Ok, muitos já imaginaram e perceberam que seria inviável, fosse pela distância, perigo ou preguiça mesmo. Está bem, mas e se você pudesse percorrer apenas um trecho do caminho de bicicleta? Não seria tão longe nem tão cansativo. Poderia pedalar apenas o trecho mais seguro ou aquele com ciclovias. E aí você provavelmente perguntaria “mas o que eu faria com a bicicleta no resto do caminho?”. Pois é, já criaram a solução!

Em torno de 300 cidades no mundo já adotaram a bicicleta como o mais novo transporte público. E, sim, nesses casos, ela é mesmo pública! Assim como o ônibus ou o metrô, você paga uma tarifa e fica livre para utilizar a bicicleta para ir aonde quiser. Claro, você tem que devolvê-la depois, mas, nestas cidades, há diversos pontos de devolução, como no caso de Paris, a cada 300 metros! Ou seja, você pode decidir ir ao cinema no fim de semana de bicicleta e, se estiver cansado, voltar de metrô. E o melhor de tudo: o serviço é todo eletrônico, com máquinas nas quais você encontra o valor e efetua o pagamento, estações de bicicletas automáticas que liberam a bike a partir de uma senha e a “armazenam” depois da devolução.

Sim, é bem futurístico, e infelizmente não contamos com serviço assim em São Paulo. Mas a prefeitura de nossa cidade já começou reformas neste aspecto e já é possível alugar bikes em muitos pontos de São Paulo e devolvê-las em outros pontos. Claro, ainda falta muito para chegarmos no nível dos parisienses, que contam com 20 mil bikes e 1800 estações. Mas quem sabe, no futuro, possamos simplesmente percorrer parte de nosso percurso com estas grandes amigas do planeta.

http://www.bbc.com/travel/blog/20110909-travelwise-bike-sharing-around-the-world

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s