Fica onde?

Quem me conhece há algum tempo (diria mais que 7 dias) sabe que sou louca por viagens. Não só as minhas, mas também sempre me interesso por ouvir histórias das viagens dos outros, pergunto tudo que possa imaginar e quero ver as fotos sempre que possível. Para mim, viajar não é só pegar um avião e ir para outro lugar, mas também sinto que posso viajar ouvindo outras pessoas contando seus relatos, sejam elas amigas, parentes ou até mesmo estranhos. 

Por isso resolvi dar uma dica de viagem inusitada. Inusitada por dois motivos: primeiro, porque é um lugar que brasileiros não visitam com frequência e, segundo, porque nunca estive lá. li um livro e me senti como se estivesse lá, em Bali, na Indonésia. Para quem não sabe, Bali é uma província, uma ilha que fica cercada por todo o arquipélago indonésio. Apresenta diversas paisagens em um território tão diminuto: praias de água cristalina, planos cobertos por plantações de arroz, montanhas muito altas com vulcões ainda ativos. Sua população é amistosa e receptiva, consequência de problemas financeiros que ensinaram ao povo que o turismo é sua forma de sobrevivência mais fundamental. E para nós, turistas, o melhor de tudo: o custo de praticamente tudo é muito baixo. Um hotel de três estrelas pode sair por até 10 dólares a diária dependendo da região. 

E se nada disso o convenceu então vá pelo que é, na minha opinião, o melhor motivo de todos: quase 93% de sua população é hindu, a maior minoria étnica fora de um país que se possa encontrar. Imagine andar por uma ilha em que quase toda a população é formada de pessoas que vieram de um outro país. A cultura é muito diferente do que nós, ocidentais, estamos acostumados a presenciar em nossas viagens pela América e possivelmente Europa. Todos os hábitos diários estão impregnados de misticismo, até mesmo as atividades mais simples e rotineiras. Nada do que se faz por ali é por acaso ou não pensado. 

Embora nunca tenha estado ali, sinto como se já tivesse saudades do povo sobre o qual li tanto. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s