Can we?

Você já se perguntou porque nos Estados Unidos as eleições presidenciais são sempre um evento muito mais divulgado pelo país do que as nossas eleições são por aqui? Claro que a resposta pode ir a níveis muito profundos, mas o principal a dizer é que os norte-americanos foram e são muito mais patriotas do que o povo brasileiro. Um exemplo claro da diferença é o fato de as eleições não serem obrigatórias por lá e, mesmo assim, vermos milhões de pessoas fazendo fila para escolher seu representante. Temos de admitir: se as eleições no Brasil não fossem um dever do cidadão, é possível que muitos de nossos familiares e amigos deixassem de votar em favor de passar o fim de semana na praia vazia. 

O sentimento norte-americano em relação aos candidatos é tão forte que, geralmente, só se ouve falar de dois candidatos por eleição: o do partido democrata e o do partido republicano. Isto porque estes dois partidos atuam como rivais absolutos e a disputa é tão grande que os outros candidatos quase não são mencionados, nem mesmo nos jornais do país. Os debates geram audiência incrível na TV norte-americana, enquanto no Brasil o debate para prefeito foi ignorado por conta do último capítulo da novela. 

Os norte-americanos distribuem broches com “I voted”, e a população usa-os com orgulho. No Brasil, me arrisco a dizer, metade da população perde o comprovante de voto, mesmo sabendo que em determinados momentos da vida terão de apresentá-los. 

Portanto, o post de hoje é mais um apelo para que nós, cidadãos da maior cidade do Brasil, tenhamos mais consciência e cumpramos nosso dever neste domingo com cuidado. Que esbanjemos a sensação de missão cumprida, mas também o sentimento de orgulho pela decisão tomada depois de muita reflexão. 

Leila

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s